— Narrativas  —

Aqui, você encontrará textos temáticos denominados de narrativas, que são textos que articulam as biografias com temas históricos, de acordo com semelhanças entre vivências. As narrativas são: Mecanismos simbólicos e resistência; Colonização do feminino;  Contingência e Inquisição

As narrativas históricas estão fundamentadas na perspectiva teórica que compreende o saber histórico escolar produzido nas aulas como narrativas, nas quais professoras/es são narradoras/es, tendo em vista tornar possível o ensino/aprendizagem em contextos escolares específicos. As narrativas históricas são caracterizadas como elementos estruturantes do discurso historiográfico, assim como as narrativas históricas escolares são elementos fundamentais do saber histórico escolar.  

Sobre o período colonial brasileiro ou a história da América portuguesa, as datações historiográficas abrangem o período de 1500 até 1822, sendo a primeira data a invasão portuguesa ou o chamado Descobrimento, e 1822 o ano em que a família real portuguesa desembarcou nas terras brasileiras. Mas este período deve ser encarado como um processo com vários acontecimentos e não fatos isolados, fazendo parte de um imenso quadro influenciado por diversas histórias. 

Hoje, encaramos este período como sendo da história do Brasil, entretanto durante o período colonial estas terras não eram uma nação consolidada e as pessoas que aqui viviam não possuíam este sentimento de pertencimento a um país, mas sim, a regiões nas quais moravam. Para explicar este período, escolhi alguns temas que surgiram a partir da leitura de biografias de mulheres do período colonial, extraídas da obra Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade, organizado por Schuma Schumaher e Erico Teixeira Brazil (2000).  Como se trata de uma abordagem temática com base em biografias, não busco fazer aprofundamentos, mas sim explanações temáticas que podem produzir provocações e reflexões desencadeadas pelas  vivências das biografadas selecionadas, buscando-se incentivar a compreensão deste período histórico a partir de suas vidas.


Referência: 

SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico Teixeira Vital. (Orgs.). Dicionário Mulheres do Brasil de 1500 até atualidade. Biográfico e ilustrado. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

Contato: vivianedmoreira@hotmail.com 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora