Biografias de mulheres no período colonial 


— Nota explicativa —

Aqui, você encontra biografias de mulheres no período colonial selecionadas para compor, a partir de suas vivências, exemplos de mecanismos simbólicos no período colonial para aprender com a biblioteca da experiência. Utilizo o conceito de múltiplas temporalidades desenvolvido pelos estudos sobre a escrita de si, que fundamenta a consideração de diferentes tempos: o da casa, do trabalho, da família, entre outros, pois algumas biografias abordam questões da vida da biografada convergindo com o conceito de diferentes tempos.  

Estaremos considerando as diversas possibilidades, mas também as limitações, em usar como principal fonte de biografias o Dicionário  Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade, organizado por Schuma  Schumaher e Erico Teixeira Brazil, publicado em 2000. Esta escolha se justifica pelo fato de que esta obra apresenta um número significativo de biografias relacionadas com o período colonial, trazendo perspectivas e olhares múltiplos sobre as mulheres biografadas, segundo suas participações no processo de colonização.

Cada biografia possui suas particularidades, o que possibilita a reflexão de diferentes temas para o ensino de história. As relações entre possíveis abordagens de temas e assuntos estão apontadas nas narrativas históricas disponíveis na aba "Narrativas", nas quais as biografias que convergem ou se aproximam estão reunidas por alguma característica de suas vivências no período colonial.

Clique nas imagens para ter acesso as biografias


- Descrição do Acervo -

Durante a leitura para seleção das biografias que usei na dissertação utilizei o critério de separar por séculos e organizei um acervo durante o curso. Neste sentido, disponibilizo para vocês este acervo.

Este trabalho possui 197 biografias divididas por séculos XVI, XVII e XVIII e também está organizado em ordem alfabética, tem por pressuposto auxiliar na expansão de possibilidades para o ensino de história, pois as professoras e professores podem fazer suas próprias seleções de biografias para compor suas aulas. 


- Acervo -

Neste arquivo você encontras as 15 biografias selecionadas acima:

Neste arquivo você encontra as 197 biografias:

Neste arquivo você encontra o Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade, organizado por Schuma Schumaher e Erico Teixeira Brazil, publicado em 2000 

— Sugestões de processos metodológicos  —

Então, é hora de utilizar as biografias, entre as possibilidades, além da elaboração de narrativas temáticas, esta a sugestão para a elaboração de análises como fonte história e criação de novos materiais:


Fonte Histórica:

Ficha para análise de documentos, neste caso as biografias:

  • TIPO DE DOCUMENTO: carta, artigo, biografia, artigo de jornal, imagem, entrevista, arquitetônico etc;
  • TEMPO E ESPAÇO EM QUE FOI PRODUZIDA;
  • BIOGRAFIA DAS AUTORAS;
  • CONTEXTO DAS AUTORAS;
  • SUA FINALIDADE, A QUEM SE DESTINA (as autoridades, ao público em geral, a um núcleo familiar e etc;
  • DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DO DOCUMENTO;
  • CONCLUSÕES: a que analise permite chegar, considerando o que está expresso, visível no documento analisado e também o que esta silenciado, nos temas que não enfoca; 

 FONTE HISTÓRICA: conceito de análise proposto pela autora Circe Bittencourt (2005). Para elaborar análises de um documento transformando em material didático, deve-se considerar e articular os métodos do historiador com os métodos pedagógicos. Bittencourt (2005) propõe uma sugestão análise possível, articulando os seguintes itens

  •  descrever o documento: destacar e indicar as informações que contém;
  • mobilizar: elencar os conhecimentos anteriores;
  •  explicar o documento sendo associado as informações de saberes anteriores com os mobilizados na descrição;
  • situar: colocar o documento no contexto histórico e em relação ao seu autor ou autora, para identificar e explorar estas características;
  • criticidade: depois das etapas anteriores identificar os limites e o interesse do documento.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Fundamentos e Métodos no Ensino de História. São Paulo: Cortez. 2005. 

Sugestões para criação materiais a partir de biografias:

Descubra quem sou eu? Instrua @s alun@s a brincarem entre si perguntando a identidade da mulher biografada de seu oponente; elaborar cartões intuitivos contendo uma breve contextualização da história de vida: nome, quando e onde viveu, sua influência e seu legado.

Descubra mulheres na ciência: Apresente mulheres na história da ciência mundial, suas conquistas, suas descobertas e seus prêmios. Marie Cure, Nise da Silveira, Elizabeth Arden e Maria Gaetana Agnesi, são alguns dos nomes que podem ser citados neste plano de aula.

Descubra mulheres no esporte: Atletas profissionais, como a jogadora de futebol Marta, são reconhecidas pelos seus grandes feitios no esporte. Apresente outros exemplos brasileiros e mundiais para os alunos, como a jogadora de basquete Hortência, a nadadora Maria Lenk, a ginasta Daiane dos Santos e a judoca Rafaela Silva.

Personagens femininas nos livros: Além de pensar em figuras femininas emblemáticas na história, como estamos tratando de crianças, é legal também abordar grande personagens femininas da ficção. Que tal falar sobre Monica, Emilia, Mafalda e Alice, por exemplo? Todas são figuras que o público infantil, em geral, conhece, e são icônicas mundialmente.

Mulheres representadas nos filmes: Para estudantes do ensino fundamental, além da adaptar algumas da atividades propostas acima é legal também apostar em ferramentas audiovisuais. Por isso, separe um tempo para exibir filmes como Estrelas Além do Tempo, Olga, Malala, Nise: O Coração da Loucura e Frida. Incluir um exercício posterior sobre o filme também pode ser uma das opções a se aprofundar o tema.

(Algumas destas atividades foram retiradas do site: ESTANTE MÁGICA <https://blog.estantemagica.com.br/mulheres-na-historia-aula/>)




Materiais biográficos: protagonismo de mulheres na história:

Contato: vivianedmoreira@hotmail.com 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora